• › Home
  • › Projetos Pedagógico
  • › Matemática
  • Matemática

    Como a numeração escrita existe não só dentro da escola, mas também fora dela, as crianças têm a oportunidade de elaborar conhecimentos acerca deste sistema de representação muito antes de ingressar no 1º ano. Produto cultural, objeto de uso social cotidiano, o sistema de numeração se oferece à indagação infantil desde as páginas dos livros, a listagem de preços, os calendários, as regras, as notas da padaria, os endereços das casas...1

    Delia Lerner

    Precocemente, as crianças aproximam-se de inúmeras informações sobre os números e seus usos: ao ouvirem os pais conversarem sobre as contas que precisam ser pagas, ao marcarem os números de telefone, ao registrarem números de casas e apartamentos, ao anotarem a idade de um colega, ao se defrontarem com os preços de produtos de uma loja, com os números do controle remoto da televisão, com os dias no calendário, com os números das páginas de livros e revistas, com os jogos eletrônicos etc. Essas informações lhes permitem construir hipóteses sobre o número e o sistema de representação que utilizamos - o sistema decimal - muito antes de iniciarem a escolaridade.


    Durante muito tempo, todo este conhecimento foi ignorado pela escola, pois, ao planejar o trabalho de Matemática, considerava-se que as crianças nada sabiam a respeito e, portanto, deveriam ser preparadas para compreenderem o funcionamento do sistema de numeração decimal. Em consequência disso, os conteúdos selecionados para a Educação Infantil restringiam-se a algumas atividades, denominadas pré-numéricas (seriação, classificação, correspondência biunívoca...), e à apresentação de pequenos intervalos da série numérica, resultando em descontextualização e fragmentação dos conteúdos matemáticos.


    Hoje contamos com muitas contribuições das pesquisas na área da Educação Matemática, que apontam como fundamental, entre outros aspectos2:

    • Abordar a numeração escrita, considerando a sua complexidade;
    • Assumir que o sistema de numeração – enquanto objeto de conhecimento das crianças – passará por sucessivas definições e redefinições antes de chegar a sua última versão;
    • Introduzir na sala de aula a numeração escrita tal como ela é e trabalhar a partir dos problemas inerentes à sua utilização;
    • Trabalhar desde o começo e simultaneamente com diferentes intervalos da sequência numérica.

    Por isso, aqui na escola as crianças colecionam objetos, trabalham com jogos matemáticos, realizam diferentes cálculos, resolvem problemas, investigam o espaço e as formas geométricas.



    1 LERNER, D. e SADOVSKY, P. O sistema de numeração: um problema didático. IN: PARRA, C. e SAIZ, I. (Orgs.). Didática da Matemática. Porto Alegre: Artes Médicas: 1996. p. 74.


    2 LERNER, D. e SADOVSKY, P. O sistema de numeração: um problema didático. IN: PARRA, C. e SAIZ, I. (Orgs.). Didática da Matemática. Porto Alegre: Artes Médicas: 1996. p. 116 e 117.