Tamboré
As brincadeiras, gestos, palavras e rituais compõem o que hoje denominamos cultura da infância. É através destes elementos que os pequenos se expressam, conhecem o mundo, estabelecem relações, lidam com seus temores, aprendem a viver junto, criam e reinventam o mundo ao seu modo. Nesta seção, você poderá conhecer o que temos feito para dar voz as nossas crianças.
Atividades Permanentes, Sequenciais e Projetos
Adaptação G1
O primeiro mês de aula passou e nossos novos pequenos já estão participando do dia a dia da escola com alegria e disposição.
A chegada foi cercada de muito colinho, choro, dúvida e olhares curiosos. Momentos importantes de se sentir acolhido e de aos poucos ir fazendo parte desse espaço.
Agora, exploram o espaço com tranquilidade, já percebem seus novos colegas e sentem-se seguros com os adultos que deles cuidam.
Essas imagens trazem para vocês um pouco desse processo.
Brincadeiras
Aqui na escola os jogos e brincadeiras tradicionais ocupam um espaço privilegiado na rotina.
Esconde-esconde, pega-pega, gato e rato, vivo ou morto, elefantinho colorido, queimada e cada macaco no seu galho são bons exemplos de brincadeiras e jogos que fizeram parte da infância de muitas gerações e que continuam a povoar o imaginário dos pequenos.
Reunião de Formação de Professores - 27.08.2013
Nosso evento Mostra de trabalhos deste ano homenageará a artista Tomie Ohtake. Estamos estudando com a equipe de professores o percurso construído por ela ao longo de uma grande carreira que está ainda em corrente produção. Perto de completar 100 anos, ainda trabalha em seu ateliê semanalmente!
Para nos aproximarmos um pouco mais desta grande artista, fizemos uma proposta de ateliê, tendo suas obras como inspiração.
Depois dessa sensibilização em equipe, ampliaremos o repertório cultural das crianças, aproximando-as também de Tomie e suas obras.
Aguardem notícias!
Animais que se transformam - Os girinos chegaram aos G3 !
Curiosas e entusiasmadas as crianças já estão levantado perguntas: “Onde vivem? O que comem? Como nascem ? Como se defendem?...”
Nessa sequência os pequenos ainda terão oportunidade de compartilhar ideias, pesquisar sobre o animal e seus hábitos, se aproximando de procedimentos fundamentais para a construção do papel de estudante.
Inglês
Na escola Ursinho Branco as aulas de Inglês têm por objetivo aproximar as crianças de elementos da língua inglesa. No grupo 3, nesse semestre, as crianças conheceram algumas parlendas (Nursery Rhymes), que usam para brincar, cantar e recitar.
THUNDERSTORM
Fat clouds in the sky
Shower, rain on passerby
Raindrops sprinkle everywhere
On the roofs and in the air
See the lightning! Hear the thunder!
Umbrellas up and we three under
Raindrops here, thunder there
Lightning here and everywhere
Música
Na escola Ursinho Branco as aulas de musicalização tem por objetivo explorar, perceber e vivenciar elementos da música para se expressar, interagir com os outros, ampliar seu repertório e seu conhecimento do mundo, para isso, são desenvolvidas atividades lúdicas, propícias à faixa etária de cada grupo.
Brincar com a música, ouvir, imitar, inventar, reproduzir criações musicais, tocar instrumentos de percussão, são algumas das situações vivenciadas em nossos encontros.
Super Trunfo G4
Nesse semestre o G4 está produzindo um jogo de super trunfo, que tem como tema os números relacionados a vida dos funcionários da escola.
Para fazer as cartas dos jogos, as crianças selecionaram alguns critérios, que são: idade, número do sapato, e altura.
A cada atividade, divididas em pequenos grupos, as crianças saem pela escola pesquisando os funcionários selecionados para preencher as tabelas. Vejam como estão se aproximando da escrita convencional dos números.
Essa atividade também cria ótimas oportunidades para que possam conhecer algumas das funções dos números em contextos da vida cotidiana além de propiciar que leiam, escrevam e ordenem escritas numéricas.
Regras – SUPER TRUNFO
Tomie Ohtake G5
Com o intuito de ampliar as possibilidades dos pequenos de produzir trabalhos tridimensionais, convidamos o G5 para criar grandes esculturas, que se espalharão por alguns dos espaços da escola.
Para inspirá-los apresentamos monumentos de Tomie Ohtake que se encontram em lugares públicos da cidade de São Paulo, além de um vídeo que contém informações sobre sua vida e suas obras. Essa artista comemora seu centenário este ano e, na mostra de trabalhos, iremos homenageá-la inaugurando as esculturas das crianças.
Para continua lendo essa materia, clique para fazer o download.
Home
Projeto Pedagógico
Agrupamento
Cursos Extra Curriculares
Unidades
›› Real Parque ›› Morumbi ›› Tamboré
UNIDADE - Av: Jorge João Saad 1052 / 1080 Vila Progredior - Cep: 05618-001 - Morumbi - SP (Tel: 3744-9456 / 3742-7829)
UNIDADE - Rua Adalívia de Toledo, 251 Paineiras do Morumbi - Cep: 05683-000 - Real Parque - SP (Tel: 3758-2039 / 3758-0010)
UNIDADE - Alameda Castanheiras, 125 Tambore - Cep: 06543-510 - Santana de Parnaiba - SP (Tel: 4152*3449 / 4152-2580)