Real Parque
As brincadeiras, gestos, palavras e rituais compõem o que hoje denominamos cultura da infância. É através destes elementos que os pequenos se expressam, conhecem o mundo, estabelecem relações, lidam com seus temores, aprendem a viver junto, criam e reinventam o mundo ao seu modo. Nesta seção, você poderá conhecer o que temos feito para dar voz as nossas crianças.
Atividades Permanentes, Sequenciais e Projetos
Adaptação G1
O primeiro mês de aula passou e nossos novos pequenos já estão participando do dia a dia da escola com alegria e disposição.
A chegada foi cercada de muito colinho, choro, dúvida e olhares curiosos. Momentos importantes de se sentir acolhido e de aos poucos ir fazendo parte desse espaço.
Agora, exploram o espaço com tranquilidade, já percebem seus novos colegas e sentem-se seguros com os adultos que deles cuidam.
Essas imagens trazem para vocês um pouco desse processo.
Brincadeiras
Aqui na escola os jogos e brincadeiras tradicionais ocupam um espaço privilegiado na rotina.
Esconde-esconde, pega-pega, gato e rato, vivo ou morto, elefantinho colorido, queimada e cada macaco no seu galho são bons exemplos de brincadeiras e jogos que fizeram parte da infância de muitas gerações e que continuam a povoar o imaginário dos pequenos.
Animais que se transformam - Os girinos chegaram aos G3 !
Curiosas e entusiasmadas as crianças já estão levantado perguntas: “Onde vivem? O que comem? Como nascem ? Como se defendem?...”
Nessa sequência os pequenos ainda terão oportunidade de compartilhar ideias, pesquisar sobre o animal e seus hábitos, se aproximando de procedimentos fundamentais para a construção do papel de estudante.
Música
Na escola Ursinho Branco as aulas de musicalização tem por objetivo explorar, perceber e vivenciar elementos da música para se expressar, interagir com os outros, ampliar seu repertório e seu conhecimento do mundo, para isso, são desenvolvidas atividades lúdicas, propícias à faixa etária de cada grupo.
Brincar com a música, ouvir, imitar, inventar, reproduzir criações musicais, tocar instrumentos de percussão, são algumas das situações vivenciadas em nossos encontros.
Primavera
Se fosse uma cor, para mim, ela seria todas as cores juntas, colorindo nossa visão;
Se tivesse uma forma, seria das flores unidas, como um lindo mosaico;
Se fosse uma música, seria “As quatro estações” de Vivaldi;
Se tivesse um cheiro, teria o aroma mais delicado para que pudéssemos sentir a harmonia deste novo tempo;
Se tivesse um gosto, seria hummm!
Se pudesse falar, diria: Feliz tempo de bondade, paciência, tolerância, leveza, alegria, amor, luz e paz.
Feliz tempo de PRIMAVERA!!!!
Mônica Boni
Inspiradas com a chegada da nova estação, organizamos oficinas de jardinagem para as crianças confeccionarem lindas floreiras.
Apreciem o resultado deste trabalho!
Super Trunfo G4
Nesse semestre o G4 está produzindo um jogo de super trunfo, que tem como tema os números relacionados a vida dos funcionários da escola.
Para fazer as cartas dos jogos, as crianças selecionaram alguns critérios, que são: idade, número do sapato, e altura.
A cada atividade, divididas em pequenos grupos, as crianças saem pela escola pesquisando os funcionários selecionados para preencher as tabelas. Vejam como estão se aproximando da escrita convencional dos números.
Essa atividade também cria ótimas oportunidades para que possam conhecer algumas das funções dos números em contextos da vida cotidiana além de propiciar que leiam, escrevam e ordenem escritas numéricas.
Regras – SUPER TRUNFO
Tomie Ohtake G5
Com o intuito de ampliar as possibilidades dos pequenos de produzir trabalhos tridimensionais, convidamos o G5 para criar grandes esculturas, que se espalharão por alguns dos espaços da escola.
Para inspirá-los apresentamos monumentos de Tomie Ohtake que se encontram em lugares públicos da cidade de São Paulo, além de um vídeo que contém informações sobre sua vida e suas obras. Essa artista comemora seu centenário este ano e, na mostra de trabalhos, iremos homenageá-la inaugurando as esculturas das crianças.
Para continua lendo essa materia, clique para fazer o download.
G2 – Mostra
O que é assemblage?
O termo é usado para definir colagens com objetos e materiais tridimensionais. Ela é baseada no princípio que todo e qualquer material pode ser incorporado a uma obra de arte, criando um novo conjunto sem que essa perca seu sentido original.
Brincar, construir, empilhar e sobrepor objetos ganha sentido para as nossas crianças. Para repertoriar o grupo, disponibilizamos imagens de alguns artistas que produzem esta técnica e, a cada dia, vão surgindo pela escola, obras de arte criadas pelos nossos pequenos.
Aprecie algumas etapas deste trabalho.
G3 – Meus avós vieram à escola!
Vivemos momentos especiais recebendo a visita dos avós aqui na nossa escola. Eles nos contam um pouquinho de quando eram pequenos; as brincadeiras preferidas, histórias que ouviam, os brinquedos favoritos e também respondem às perguntas das crianças. Trata-se de uma troca muito rica e significativa.
G4 – Quem canta seus males espanta!
As crianças do Grupo 4 estão em contato com diferentes compositores da música popular brasileira. Nas aulas de música, colocam os discos de vinil para tocar na vitrola do professor Egno, acompanham as músicas com instrumentos musicais, cantam e se divertem! Em sala arriscam-se a produzir, ainda que não convencionalmente, escritas com a finalidade de organizar e produzir o encarte de um CD.
G5 – Ler e escrever no grupo 5
“Para construir significado ao ler, é fundamental ter constantes oportunidades de se enfronhar na cultura do escrito, de ir construindo expectativas acerca do que se pode
“dizer” neste ou naquele texto...”
(Délia Lerner, Ler e escrever na escola: o real, o possível e o imaginário)
Mesmo sem saber ler convencionalmente, é importante que a criança perceba, que a leitura e a escrita cumprem importantes funções na sociedade em que vivemos e, por isso, devem ser aprendidas. Investimos em diferentes situações para que elas avancem em suas hipóteses: leitura de diferentes gêneros literários, escritas com diferentes propósitos, recontos, brincadeiras e muito mais... Veja algumas situações desafiadoras!